• Início
  • A diferença entre café tradicional e café especial

A diferença entre café tradicional e café especial

A diferença entre café tradicional e café especial

A diferença entre café tradicional e café especial

O café tem uma importância fundamental para a economia do Brasil e está presente em praticamente todas as casas. Nosso país é o segundo maior consumidor da bebida no mundo.

Do total da produção, quase 70% são exportados e o restante fica para consumo interno. Mas você sabia que do percentual que fica para o consumo interno, menos de 10% são de cafés especiais e os outros 90% são de cafés tradicionais?

O que isso quer dizer? Que a maior parte dos cafés de qualidade estão sendo consumidos nos outros países enquanto nós, em grande parte, tendemos a ficar com um café de qualidade inferior.

De acordo com a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), o consumo de cafés especiais no Brasil cresceu de 10 a 15% em 2017. Por isso, é importante saber o que é o café tradicional e o que é o café especial, assim você não terá dúvidas na hora de adquirir o seu café.

Veja abaixo a diferença entre os cafés especiais e os cafés que estamos acostumados a beber no Brasil e entenda a importância de saber a origem e a qualidade do que consumimos.

 

O Café Tradicional

Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), café tradicional “é o café do dia a dia com qualidade recomendável e custo acessível. Certificado pela ABIC.”

Geralmente, esses cafés combinam os grãos da espécie arábica ( rica em sabor e óleos aromáticos) e conilon (tem um trato mais rude e são considerados de qualidade sensorial inferior). Essa mistura diminui a complexidade e acidez do produto. Ainda, o custo do café tradicional é reduzido, pois historicamente no mercado, o café conilon é menos valorizado do que o café arábica. Um dos motivos é a baixa complexidade sensorial desta espécie com relação à arábica.

Além disso, o café tradicional possui sabor intenso e amargo. Normalmente, são disponibilizados no mercado em embalagens tipo almofada ou fechadas no sistema de vácuo.

É aquele café preto, com uma torra muito acentuada, comumente chamado de café forte do Brasil e que já vem moído, bem fino. Ele é produzido em grande escala e, devido à matéria-prima utilizada, ele acaba tendo uma qualidade inferior à do café especial.

Alguns possuem selos de comprovação, por exemplo, o selo de pureza da própria ABIC, que foi criado no final dos anos 1980 e garante que a amostra seja composta apenas por grãos de café. Em outras palavras, possui comprovação de que um determinado café (podendo ser ele tradicional), não possui misturas de outros alimentos (milho, soja etc), mas apenas o que vem da lavoura cafeeira: o próprio grão de café (perfeito e imperfeito) e uma baixa porcentagem de impurezas (galhos da árvore do café, cascas do grão etc).

Grãos defeituosos, verdes (que não chegaram ao ponto certo de maturação) ou pretos, irão interferir e prejudicar no sabor e aroma do café.

Resumindo, o que chamamos de café tradicional é aquele grão excessivamente torrado com moagem muito fina, café preto e amargo, podendo ser composto por grãos defeituosos e possíveis impurezas da lavoura cafeeira. Está disponível no supermercado e normalmente é formado por um blend de café arábica e robusta (conilon), o que prejudica muito na complexidade do sabor da bebida final.

 

O Café Especial

Na definição da ABIC, “são cafés de alta qualidade que cumprem uma série de requisitos para serem classificados como tal.”

São grãos de café perfeitos, torrados com muita ciência para expressar todo o potencial de qualidade sensorial (flavor) do grão. Todo esse trabalho é realizado por profissionais treinados. A moagem faz toda a diferença na hora do preparo, por isso eles são moídos adequadamente de acordo com padrões bem estabelecidos. Além destas características, os cafés especiais incluem cafés certificados como “conscientes”, por exemplo, o café orgânico e o fair trade. Os cafés de origem que, além dos atributos físicos, como aroma e sabor, também incorporam preocupações de ordem ambiental e social. Além de tudo isso, “cafés especiais” são produtos finíssimos, de qualidade muito acima da média, valorizados de acordo com a sua escassez, qualidade do grãos e atributos sensoriais. É um produto diferenciado, quase livre de defeitos.

Esse tipo de café é classificado como bebida mole e/ou estrita­mente mole, que atinja no mínimo 80 pontos na classificação da SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais).

Esse sim é um café de verdade. Grãos puros, sem misturas e 100% arábica. O resultado disso tudo para quem degusta um café especial é complexidade de sensações, com sabores e aromas distintos, proporcionando uma experiência única ao ser consumido.

Café especial recebe atenção especial desde o plantio (variedade, tipo de solo, altitude, temperatura, clima) até a etapa da torra. A seleção de grãos é rigorosa e o ponto da torra é mais preciso. São realizados testes de perfis de torra para construir uma curva de torra que evidencie todas as características boas e naturalmente identificáveis dos grãos, para que a própria origem deles nos remeta a notas frutadas, achocolatadas e até florais, com acidez agradável de frutas cítricas ou vermelhas, ou até mesmo uma acidez málica (maçã).

O café é um fruto e, assim como qualquer outro fruto, o seu adequado e excelente tratamento trará benefícios na sua xícara.

O fruto bem cuidado poderá, ainda, trazer vários benefícios para a sua saúde. Muito mais do que está na sua xícara, o café especial sempre estará conectado com a sua origem, com a história de quem o produziu e com a consciência sustentável da sua produção.

Mas não é só notas sensoriais, vai muito além da bebida de qualidade. Ele representa todo o esforço e trabalho de uma cadeia de produção, que começa na lavoura e termina com um excelente grão na sua casa. Tudo isso envolve diversos profissionais que estão preocupados em entregar um nível de qualidade altíssimo na sua xícara.

Em outras palavras, eles carregam os sabores e aromas de onde foram cultivados, vêm abarrotados de histórias e de trabalho de pessoas de verdade, que são apaixonadas por café.

 

E o que você ganha consumindo cafés especiais?

O café especial, além de possuir muito mais sabor, aroma e ter benefícios para a saúde, ajuda na cadeia sustentável de produção de cafés.

Quando você consome grãos de qualidade, você não estará adquirindo somente um café, você estará incentivando a história e evolução do produtor responsável pelos grãos que você escolher para consumir. Mais do que isso, você está garantindo a persistência dele em sempre produzir cafés de excelente qualidade.

 

Por Débora Reis

Fonte: Territórios Gastronômicos



Veja Também


Vinho bom é vinho caro?

Vinho bom é vinho caro?

Será que vinho bom é o vinho caro? Qual o melhor rótulo para beber no inverno e no verão? Respondemos essas e outras questões sobre esse mundo tão diverso e, por muitas vezes, complexo. Apesar de alguns rótulos carregarem o peso de vinícolas reconhecidas e, por isso, serem mais caros, existem vinhos com ótimas propostas de bom custo-benefício. Nossa dica é apostar em bebidas jovens, frutadas e para consumo rápido.

Continue Lendo
Dicas simples para deixar o seu café mais saboroso

Dicas simples para deixar o seu café mais saboroso

Você nunca mais vai errar no preparo com essas dicas para fazer café! Não dá para começar o dia sem antes tomar uma boa xícara de café, certo? Essa bebida saborosa é apreciada por milhares de pessoas ao redor do mundo e acompanha muito bem receitas deliciosas. E não há apenas um jeito de se preparar café, dá para fazer ele coado, expresso, em formas de drinks e coquetéis…

Continue Lendo
Autocontrole

Autocontrole

Como é difícil de conquistarmos o autocontrole, não é? Será que verdadeiramente conseguimos conquistá-lo? Acredito que sim, porém, primeiro, devemos tomar essa decisão de uma forma bem determinada, focada e consciente dentro de nós, porque o processo não é fácil, uma vez que somos movidos pelas emoções, pelos ímpetos.

Continue Lendo
Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias

Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias

Conheça os segredos e como usar cada tempero para dar mais sabor, aroma e beleza aos seus pratos. A cebola, o alho e o sal formam o trio de ferro da cozinha, sendo utilizados para temperar quase tudo o que fazemos no dia a dia da cozinha. Mas podemos ir além, transformando pratos comuns com novos sabores, aromas e cores usando ervas e especiarias baratas e fáceis de encontrar.

Continue Lendo
5 dicas de gestão para retomar o trabalho com foco e produtividade

5 dicas de gestão para retomar o trabalho com foco e produtividade

Infelizmente no Brasil ainda ouvimos dizer que o ano começa apenas depois do carnaval, e, o pior, é que muitos (muitos mesmo) tomam isso como verdade e protelam seus projetos e atitudes produtivas para depois desse advento. Com isso, já se foram quase dois meses ou de 25 a 30 dias úteis de trabalho desperdiçados, sem nenhuma produtividade, o que em horas representa uma média de 200 horas.

Continue Lendo
As sete melhores carnes para seu churrasco

As sete melhores carnes para seu churrasco

Se você é um aprendiz de churrasqueiro e quer conhecer as melhores carnes para seu churrasco, este post é para você. A paixão pelo churrasco move brasileiros de todas as regiões do país para as churrascarias. Nesse processo, há quem busque aventurar-se na churrasqueira a fim de bem recepcionar seus convidados ou simplesmente saborear a deliciosa carne assada em família.

Continue Lendo
Reforma Íntima

Reforma Íntima

Buscar constantemente estar consciente da necessidade de uma reforma íntima é estar em consonância com a necessidade evolutiva. Estamos aqui nesse planeta unicamente para evoluir, para transformamos aquela parte de nós que ainda não é divina, que, na teoria de Carl Jung, são as nossas sombras.

Continue Lendo
Mente san corpo san

Mente san corpo san

A grande maioria das doenças advém das nossas emoções, da forma como lidamos com elas. As emoções não trabalhadas afetam nosso corpo emocional e, por conseguinte, o nosso sistema imunológico, baixando a nossa imunidade e abrindo portas para que as doenças emocionais e/ou físicas se estabeleçam. Candace Perl, em seu Livro Conexão Mente Corpo Espírito

Continue Lendo
Certeza

Certeza

Quais as certezas que temos? Nada é certo em absoluto. Tudo é relativo. A única certeza que temos nas nossas vidas é que um dia iremos fazer a passagem; do resto, nada sabemos. E, viver dentro de um conjunto de “certezas”, só nos traz momentos de angústia, medo, expectativa, decepção, frustação, depressão e tantas coisas mais.

Continue Lendo
Qual é a diferença entre vinho reserva, reservado e gran reserva?

Qual é a diferença entre vinho reserva, reservado e gran reserva?

Vinho reserva e gran reserva: você tem ideia do que eles realmente significam? A diferença entre os termos pode parecer pequena, mas, quando se trata da qualidade dos vinhos, ela é bastante significativa. Então, chega de confusão! Entenda o que essas palavras significam e nunca mais troque gato por lebre.

Continue Lendo
Origem do ovo de páscoa

Origem do ovo de páscoa

Na Páscoa, a celebração da morte e ressurreição de Cristo serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. Contudo, muitos não conseguem visualizar qual a relação existente entre essa celebração de caráter religioso com o hábito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate.

Continue Lendo
Impermanência

Impermanência

Estamos vivendo um momento de total impermanência. Nada mais está ao nosso controle. Porém, a pergunta é? O que de fato estava ao nosso controle? Absolutamente nada. A nossa infantilidade espiritual nos fazia acreditar que éramos possuidores do controle das horas, dos dias, do tempo.

Continue Lendo
5 dicas práticas para manter o foco durante o home office

5 dicas práticas para manter o foco durante o home office

Com menos distrações que o escritório, o trabalho em casa também apresenta seus desafios. Veja dicas para manter o foco e a produtividade A facilidade com que se dissemina o vírus Covid-19 (novo coronavírus), causador da atual pandemia, fez com que muitas empresas adotassem o trabalho por home office. Assim, efetiva-se com mais homogeneidade a distância social, um dos fatores que pode ajudar a desacelerar a dissipação do vírus.

Continue Lendo
14 brincadeiras para fazer dentro de casa

14 brincadeiras para fazer dentro de casa

Quem tem criança pequena em casa sabe que os pequeninos são ligados 220. Se tem uma coisa que não falta é energia para criar, correr e brincar o tempo todo! Os pais até que tentam, mas nem sempre é fácil acompanhar o ritmo dos pequenos, principalmente em tempos de férias, e mais ainda quando o clima não ajuda. Junte isso a criatividade que não está ajudando muito, e você tem crianças entediadas ou conectadas o tempo todo.

Continue Lendo
Fugir do carnaval 2020: os 7 melhores destinos para quem quer sossego

Fugir do carnaval 2020: os 7 melhores destinos para quem quer sossego

O Carnaval é primeiro feriado nacional do ano e deixa o Brasil quase todo colorido com sua folia! Mas há locais que a serpentina, a marchinha, o axé e os blocos de rua não tomam conta do clima. Então, se você não é muito fã das multidões e da festança dessa época do ano, confira a lista de 6 lugares para fugir do carnaval 2020 e curtir os dias de folga com sossego.

Continue Lendo
Dicas para curtir o Ano Novo

Dicas para curtir o Ano Novo

1 - Metas Como sempre, faça metas, mas nada fantasioso, comece com pequenas coisas que sejam realmente possíveis de se alcançar, para que você possa ter o máximo de êxito ao longo do seu ano e se motive para traçar objetivos maiores com o passar do tempo. 2 - Novos hábitos Os objetivos são atingidos através dos hábitos, por isso,

Continue Lendo
Inspire-se: Saiba como Criar uma Incrível Mesa Posta para o Natal!

Inspire-se: Saiba como Criar uma Incrível Mesa Posta para o Natal!

Confira as nossas dicas, se inspire e encante os seus convidados com uma belíssima Mesa Posta para o Natal! O mês de dezembro vem se aproximando e, com ele, os preparativos para as festas de fim de ano também! Durante as comemorações, nada melhor do que um ambiente decorado com capricho para receber os convidados e criar momentos inesquecíveis para todos!

Continue Lendo
8 DICAS rápidas: casa de praia e decoração

8 DICAS rápidas: casa de praia e decoração

Não tem coisa mais maravilhosa do que curtir a brisa do mar em uma casa aconchegante. Praia nos remete a lazer, a informalidade a calor. E todas essas sensações tem que ser levadas em conta na hora de desenvolver a decoração de um ambiente assim.

Continue Lendo
Carnes nobres são preferência

Carnes nobres são preferência

Para você que ama cozinhar e principalmente fazer deliciosos churrascos, com certeza a escolha do tipo de carne interfere muito no resultado final. Que as carnes nobres enriquecem, e muito, a experiência culinária todos sabem, mas o que nem todos sabem é quais são os cortes nobres do boi e os seus preparos ideais.

Continue Lendo
Tendência pet friendly é adotada no mercado imobiliário

Tendência pet friendly é adotada no mercado imobiliário

É uma tendência que já pegou totalmente. Construtoras e incorporadoras estão criando condomínios cheios de áreas de lazer e serviços, conceituados como condomínio clube, mas até então pouco se falava nos bichos de estimação e espaços para eles. Hoje, até mesmo esse modelo mais atual de condomínio já inclui uma pegada chamada de “pet friendly”, onde os bichanos são muito bem-vindos.

Continue Lendo
Quadros merecem atenção!

Quadros merecem atenção!

Decorar um ambiente com quadros é bem desafiador. São tantas dúvidas. Como compor? Uso escritos ou paisagens? Colorido ou branco e preto? Pode tudo junto? E os tamanhos? Enfim, as opções são inúmeras.

Continue Lendo
O paraíso é logo ali

O paraíso é logo ali

“Há um vilarejo ali, onde areja um vento bom...” Provavelmente, Marisa Monte compôs essa música pensando e São Miguel dos Milagres. Mas pode ser que você ainda não tenha ouvido falar de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, ou talvez sim, mas ainda não tenha certeza se este lugar é realmente um paraíso.

Continue Lendo
Escolher um azeite não é uma tarefa tão simples.

Escolher um azeite não é uma tarefa tão simples.

São tantos rótulos, especificações, origens e embalagens que é bem comum ficar indeciso. Qual levar? A primeira dica é saber que, para um produto levar o nome “azeite de oliva” no rótulo, ele precisa necessariamente ter sido produzido a partir de azeitonas. Se tiver qualquer outro tipo de óleo junto é óleo composto, não azeite.

Continue Lendo
Mas qual a diferença entre kitnet, loft, estúdio e flat?

Mas qual a diferença entre kitnet, loft, estúdio e flat?

É tão confuso, né?! Tudo parece a mesma coisa. O que você quer é apenas um apartamento pequeno, mas são tantas dúvidas. Bem por aí, mesmo, mas são bem diferentes. Entenda e a partir daí veja qual atende suas necessidades.

Continue Lendo
Conheça 3 estilos de decoração para sua casa

Conheça 3 estilos de decoração para sua casa

Após a compra do imóvel ideal, a preocupação gira em torno da decoração. Quem não deseja um lar bem decorado e aconchegante? No entanto, na hora de criar a identidade visual de um ambiente, é normal que as pessoas se sintam perdidas com tantas informações.

Continue Lendo
Próximo destino: Campos do Jordão

Próximo destino: Campos do Jordão

Está morrendo de vontade de curtir o inverno, mas não tem muito tempo? Uma ótima opção é ir para a gelada e charmosa Campos do Jordão, em São Paulo. Sinceramente, é um destino bom o ano inteiro, a região é bonita em qualquer estação.

Continue Lendo
5 vantagens de morar em condomínios

5 vantagens de morar em condomínios

Completa estrutura de lazer O primeiro item deste post não poderia ser outro! Construtoras de qualidade têm investido em estruturas completas de lazer, compostas por piscinas, espaços para sauna, quadras poliesportivas, lan houses, brinquedotecas,

Continue Lendo
Quatro motivos para você aderir à prática de tênis

Quatro motivos para você aderir à prática de tênis

1. Seu corpo agradece Estar em movimento, praticar um esporte, ter uma atividade física que te dê prazer são motivos mais que suficientes, não é? Jogar tênis com certa regularidade melhora seu condicionamento físico e sua capacidade cardiorrespiratória.

Continue Lendo
Você sabe qual a diferença entre vinho tinto, branco e rosé?

Você sabe qual a diferença entre vinho tinto, branco e rosé?

A maior parte dos brasileiros prefere vinho tinto. Você sabe o motivo? Talvez seja falta de conhecimento, mesmo. O Brasil é um país de clima tropical, o que favorece bastante que os brancos e rosés ganhem espaço. Na Europa, eles são muito consumidos no verão. E já consegue ser visto um aumento no consumo no eixo Rio-SP.

Continue Lendo
Você sabia que o Squash é o esporte mais completo?

Você sabia que o Squash é o esporte mais completo?

Isso mesmo, não se espante. Em recente pesquisa realizada pela revista Forbes, o squash foi considerado o mais completo que existe por exigir muito preparo físico e trazer diversos benefícios à saúde. Para quem ainda não conhece, é um esporte baseado nos princípios do tênis. Ele é praticado em uma quadra ou campo fechado por quatro paredes onde, obrigatoriamente, uma deve ser de vidro.

Continue Lendo
6 motivos para amar Fernando de Noronha

6 motivos para amar Fernando de Noronha

Não é preciso muito esforço para que Fernando de Noronha seja um desejo de todos. Hoje, é o destino mais exclusivo do Brasil, onde abriga praias consideradas as mais bonitas do mundo. Uma das praias mais bonitas do mundo está lá! A Praia do Sancho já foi considerada a mais bonita do mundo, hoje, está em segundo lugar, mas ainda é a mais bonita do Nordeste e das Américas.

Continue Lendo
Conheça os principais tipos de iluminação

Conheça os principais tipos de iluminação

Conheça os principais tipos de iluminação. Antes de saber os tipos de iluminação, o ideal é entender qual a finalidade principal do ambiente. Existem locais onde a quantidade de iluminação pede mais cuidado, por exemplo, um consultório médico. Já um local com o uso informal, como um depósito, a função é conseguir uma iluminação sem se preocupar com a sua aparência.

Continue Lendo
Estilo Shabby Chic é aconchego puro

Estilo Shabby Chic é aconchego puro

Estilo Shabby Chic é aconchego puro. Sempre que procuramos um novo lar já imaginamos como ele será, como queremos, qual será a proposta. E isso é sonhar. Há quem queira um cantinho mais clean, outros buscam o colorido. Há os que gostam do moderno, do clássico e até daquela decoração que parece ter saído de um filme de época, o shabby chic.

Continue Lendo
Cuba esculpida

Cuba esculpida

Vamos falar um pouquinho de Cuba esculpida? Podemos encontrá-las também com os nomes de escavada, moldada ou oculta. Mas o que seria a Cuba esculpida? Nada mais é que a utilização do mesmo material da bancada para fazer a Cuba tornanando-a uma peça única. Os materiais mais utilizados para a fabricação são granitos, mármores, silestones, ecoquartzos e o porcelanato.

Continue Lendo
"As informações aqui constantes são fornecidas pelo proprietário do imóvel e estão sujeitas a altseração a qualquer momento. A conclusão da venda é compra e/ou a concessão de financiamento dependerá da análise da documentação das partes e do imóvel. Os valores dos imóveis devem ser confirmados com o departamento de vendas e podem sofrer reajustes e/ou estarem sujeitos à disponibilidade"