• Início
  • Pets: as cinco maiores curiosidades sobre os cachorros

Pets: as cinco maiores curiosidades sobre os cachorros

Pets: as cinco maiores curiosidades sobre os cachorros

Pets: as cinco maiores curiosidades sobre os cachorros

Redação Tarobá News

Que o cachorro é o melhor amigo do ser humano todo mundo sabe, não é mesmo? Porém, muitas curiosidades sobre os cães ficam apenas na imaginação das pessoas como, por exemplo, por que os cachorros levantam a pata para fazer xixi? Essas e outras questões sobre seu bichinho de estimação foram desvendadas pela veterinária Luana Sartori. 

1. O mágico olfato dos cães

Você sabia que os cachorros percebem os cheiros 1 milhão de vezes melhor do que os seres humanos? “Sim, e esse olfato é tão poderoso que o seu pet pode captar odores que você nem de longe poderia imaginar (e sentir). Os cães são capazes de sentir o cheiro de um inseto que está a longas distâncias ou até uma gota de sangue em um grande compartimento com água”, conta Dra. Luana. Não é a toa que alguns animais são utilizadas na busca por desaparecidos em uma tragédia natural, por exemplo.

Se você observar filhotes caninos recém-nascidos, vai perceber que mesmo sem abrir os olhos eles encontram o leite na mãe. Isso acontece porque o olfato é o primeiro sentido desenvolvido nos cachorros. “Há uma história bem conhecida que conta a peripécia de Fern - um cão nascido na Irlanda do Norte -, que foi capaz de encontrar uma lata de carne escondida nas profundidades do Lago Castlewellan”, revela. Mas não é só isso, ele farejou o alimento cerca de dez minutos depois que o barco submergiu a lata. O lago possui 1,5 quilômetro de comprimento e 800 metros de largura.

Os cães de focinho longo como o Pastor Alemão têm 220 milhões de receptores olfativos. Nós possuímos cerca de 5 milhões. “É muita diferença, não é mesmo? Além disso, eles são capazes de separar as funções das narinas e trabalhar as duas ao mesmo tempo”, explica a especialista. Ou seja, enquanto um lado do nariz identifica o cheiro, o outro se esforça para saber de onde ele veio.

2. Por que os cachorros fazem xixi em pé?

A maioria dos machos tem esse tipo de comportamento, muito embora algumas fêmeas também. Muitos tutores imaginam que isso faz parte do processo que envolve a urina do cão, porém, fazer xixi em pé está ligado unicamente à necessidade de marcar território - o que ocorre, em média, a partir dos seis meses.

“Aliás, cachorros machos preferem as superfícies verticais e se esforçam para alcançar o ponto mais alto. É possível observar também que esses animais urinam menos, mas mais vezes durante o passeio - justamente para marcar um maior número de locais”, completa. Esse sistema faz parte da natureza do pet, portanto, deixe-o fazer sem puxar a coleira. O passeio é o momento de praticar exercícios e deixar “recados” através da urina - que contém moléculas agindo como comunicação entre os cachorros.

3. Os cães também suam, sabia?

“Antes de mais nada é preciso entender qual é a temperatura corporal ideal para o cão: entre os 38 °C e os 39 °C, ou seja bem diferente da nossa. Saiba que o suor é essencial para os animais, pois ajuda a eliminar o calor do corpo”, fala.

Como os cachorros fazem isso? Devido a quantidade de pelo, os cães não suam muito através da pele. “A principal forma para fazer com que o calor evapore é pelas almofadas das patas. A língua também é um órgão que pode ajudar a eliminar água e refrescar o organismo do animal”, conta.

4. Chocolate pode ser fatal para o seu pet

A teobromina - ingrediente presente no chocolate afeta o sistema nervoso central e o músculo cardíaco do cão. Essa substância provoca desde crises alérgicas, arritmias e até convulsões. Dependendo do tamanho do animal, uma pequena dose pode ser fatal.

Além do risco de morte, o chocolate causa cáries devido à grande quantidade de açúcar. A uva também é um alimento perigoso para os animais de estimação, tanto cães quanto gatos, visto que pode causar insuficiência renal e insuficiência hepática. “O ideal é alimentar o cachorro com ração seca destinada ao tipo de cada um levando em consideração peso, idade e a saúde do pet”, aconselha.

5. Cachorros adoram beijar seus donos

Sabe aquela lambida no rosto que o seu cachorrinho adora dar? É o famoso beijo de cachorro. Saiba que um lobo tem o costume de lamber a boca de outro animal como sinal de afeição. Com os cães acontece a mesma coisa. É o mesmo carinho que a fêmea dispensa aos seus filhotes, lambendo-os para dizer que eles são queridos e amados por ela. Além disso, é uma boa forma de se declarar para o dono: “Que bom que você chegou, estava com saudades” - por isso, é comum que façam quando você retorna para casa.

Fonte: Tarobá News



Veja Também


Como montar sua hortinha de temperos dentro de casa

Como montar sua hortinha de temperos dentro de casa

Quem nunca teve vontade de ter uma hortinha em casa? Além de serem práticas na hora de usar um temperinho fresco e natural no almoço de domingo, são ótimas quando utilizadas como decoração e ainda deixam qualquer ambiente perfumado.

Continue Lendo
Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças

Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças

O café solúvel e o café expresso são duas opções agradáveis, mas têm características diferentes que convém saber distinguir. Café solúvel ou café expresso? Descubra as diferenças. O café é uma das bebidas mais populares do planeta, uma bebida irresistível e singular. O café tem um sabor único, uma fragrância irresistível e esconde propriedades importantes.

Continue Lendo
Mitos e verdades sobre o sal rosa do Himalaia

Mitos e verdades sobre o sal rosa do Himalaia

O tempero está na moda, e é vendido com a promessa de ser mais saudável, no entanto, seu consumo exige cautela. Nos últimos anos, o sal rosa do Himalaia se tornou destaque nas prateleiras de supermercados e passou a ser usado no preparo de diversas receitas por todo o Brasil. Embora seja vendido como um tempero milagroso, seus benefícios ainda são motivos de estudo por cientistas em todo mundo.

Continue Lendo
45 Curiosidades sobre Viagens ao redor do mundo

45 Curiosidades sobre Viagens ao redor do mundo

A paixão por viagens pode nos levar não só à pesquisar informações sobre o destino desejado, mas também nos inclina a navegar por fatos interessantes e bem curiosos que existem mundo afora. Viagens podem nos presentear com diversos tipos de emoções e também podem ser surpreendentes, e como toda aventura começa bem antes do embarque, eu particularmente passo horas navegando pela internet e descobrindo mais sobre o país que eu almejo conhecer.

Continue Lendo
Queijos e vinhos: como fazer as combinações certas e criar a mesa ideal

Queijos e vinhos: como fazer as combinações certas e criar a mesa ideal

Com inverno dando as caras, como aconteceu recentemente, a baixa nos termômetros é desculpa para programar um happy hour à base de queijos e vinhos. A combinação é tão perfeita que justifica uma noite especial, independente se você está sozinho, com o mozão ou a família durante o isolamento social.

Continue Lendo
Mudanças

Mudanças

Se observarmos como funciona o universo, perceberemos que tudo está em constante mudança. Não há nada no universo que não passe por mudanças. Mudar faz parte da lei universal, uma vez que tudo precisa ser renovado para que o novo surja. E, trazendo para o nosso contexto pessoal, mudar (para melhor) significa transcender, evoluir, cumprir nosso objetivo aqui na terra. Muitas vezes ficamos paralisados dentro de contextos por alguns fatores como o medo, a falta de flexibilidade, o comodismo, a resignação, o controle.

Continue Lendo
9 Dicas simples para apreciar melhor sua cerveja especial

9 Dicas simples para apreciar melhor sua cerveja especial

Você superou a fase de tomar só cerveja estupidamente gelada e descobriu que existe um universo vasto para ser explorado, rico de sabores, aromas e intensidades: as cervejas especiais. Para você que quer aproveitar ao máximo a experiência e ir, aos poucos, conhecendo os rótulos artesanais (sem ser chato), reunimos algumas dicas simples e funcionais para apreciar as cervejas especiais.

Continue Lendo
Os 7 melhores blogs de viagem

Os 7 melhores blogs de viagem

Blogs de viagens são ótimos para conhecer novos destinos e aprender mais sobre os locais que você deseja conhecer. É sempre bom ter o contato com a opinião de quem já visitou o país que você deseja conhecer, ter uma visão mais confiável de quais pontos turísticos visitar, etc. Os blogs atuam como um guia de viagem, com dicas de lugares imperdíveis e conselhos para viajantes. Por conta disso, nós separamos os 7 melhores blogs de viagem para você conferir e começar a planejar seu próximo destino!

Continue Lendo
Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Café ajuda na ressaca? Descubra os mitos e verdades do café

Descubra os mitos e verdades do café. Os dias tendem a repetir-se. As nossas rotinas estão criadas e há uma tendência clara de as repetir todos os dias. Há hábitos criados que são constantemente perpetuados. Depois de uma noite de sono que pode ser bem ou mal dormida, há a higiene matinal, a lavagem dos dentes, as necessidades fisiológicas, o banho, o pequeno almoço que tem de ser rico, de forma a dar-nos o que precisamos para um dia de trabalho exigente.

Continue Lendo
Vinho bom é vinho caro?

Vinho bom é vinho caro?

Será que vinho bom é o vinho caro? Qual o melhor rótulo para beber no inverno e no verão? Respondemos essas e outras questões sobre esse mundo tão diverso e, por muitas vezes, complexo. Apesar de alguns rótulos carregarem o peso de vinícolas reconhecidas e, por isso, serem mais caros, existem vinhos com ótimas propostas de bom custo-benefício. Nossa dica é apostar em bebidas jovens, frutadas e para consumo rápido.

Continue Lendo
Dicas simples para deixar o seu café mais saboroso

Dicas simples para deixar o seu café mais saboroso

Você nunca mais vai errar no preparo com essas dicas para fazer café! Não dá para começar o dia sem antes tomar uma boa xícara de café, certo? Essa bebida saborosa é apreciada por milhares de pessoas ao redor do mundo e acompanha muito bem receitas deliciosas. E não há apenas um jeito de se preparar café, dá para fazer ele coado, expresso, em formas de drinks e coquetéis…

Continue Lendo
Autocontrole

Autocontrole

Como é difícil de conquistarmos o autocontrole, não é? Será que verdadeiramente conseguimos conquistá-lo? Acredito que sim, porém, primeiro, devemos tomar essa decisão de uma forma bem determinada, focada e consciente dentro de nós, porque o processo não é fácil, uma vez que somos movidos pelas emoções, pelos ímpetos.

Continue Lendo
Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias

Como usar temperos na cozinha: ervas e especiarias

Conheça os segredos e como usar cada tempero para dar mais sabor, aroma e beleza aos seus pratos. A cebola, o alho e o sal formam o trio de ferro da cozinha, sendo utilizados para temperar quase tudo o que fazemos no dia a dia da cozinha. Mas podemos ir além, transformando pratos comuns com novos sabores, aromas e cores usando ervas e especiarias baratas e fáceis de encontrar.

Continue Lendo
5 dicas de gestão para retomar o trabalho com foco e produtividade

5 dicas de gestão para retomar o trabalho com foco e produtividade

Infelizmente no Brasil ainda ouvimos dizer que o ano começa apenas depois do carnaval, e, o pior, é que muitos (muitos mesmo) tomam isso como verdade e protelam seus projetos e atitudes produtivas para depois desse advento. Com isso, já se foram quase dois meses ou de 25 a 30 dias úteis de trabalho desperdiçados, sem nenhuma produtividade, o que em horas representa uma média de 200 horas.

Continue Lendo
As sete melhores carnes para seu churrasco

As sete melhores carnes para seu churrasco

Se você é um aprendiz de churrasqueiro e quer conhecer as melhores carnes para seu churrasco, este post é para você. A paixão pelo churrasco move brasileiros de todas as regiões do país para as churrascarias. Nesse processo, há quem busque aventurar-se na churrasqueira a fim de bem recepcionar seus convidados ou simplesmente saborear a deliciosa carne assada em família.

Continue Lendo
Reforma Íntima

Reforma Íntima

Buscar constantemente estar consciente da necessidade de uma reforma íntima é estar em consonância com a necessidade evolutiva. Estamos aqui nesse planeta unicamente para evoluir, para transformamos aquela parte de nós que ainda não é divina, que, na teoria de Carl Jung, são as nossas sombras.

Continue Lendo
Mente san corpo san

Mente san corpo san

A grande maioria das doenças advém das nossas emoções, da forma como lidamos com elas. As emoções não trabalhadas afetam nosso corpo emocional e, por conseguinte, o nosso sistema imunológico, baixando a nossa imunidade e abrindo portas para que as doenças emocionais e/ou físicas se estabeleçam. Candace Perl, em seu Livro Conexão Mente Corpo Espírito

Continue Lendo
Certeza

Certeza

Quais as certezas que temos? Nada é certo em absoluto. Tudo é relativo. A única certeza que temos nas nossas vidas é que um dia iremos fazer a passagem; do resto, nada sabemos. E, viver dentro de um conjunto de “certezas”, só nos traz momentos de angústia, medo, expectativa, decepção, frustação, depressão e tantas coisas mais.

Continue Lendo
Qual é a diferença entre vinho reserva, reservado e gran reserva?

Qual é a diferença entre vinho reserva, reservado e gran reserva?

Vinho reserva e gran reserva: você tem ideia do que eles realmente significam? A diferença entre os termos pode parecer pequena, mas, quando se trata da qualidade dos vinhos, ela é bastante significativa. Então, chega de confusão! Entenda o que essas palavras significam e nunca mais troque gato por lebre.

Continue Lendo
Origem do ovo de páscoa

Origem do ovo de páscoa

Na Páscoa, a celebração da morte e ressurreição de Cristo serve como um momento especial para que os cristãos reflitam sobre o significado da vida e do sacrifício daquele que fundou uma das maiores religiões do mundo. Contudo, muitos não conseguem visualizar qual a relação existente entre essa celebração de caráter religioso com o hábito de se presentear as pessoas com ovos de chocolate.

Continue Lendo
Impermanência

Impermanência

Estamos vivendo um momento de total impermanência. Nada mais está ao nosso controle. Porém, a pergunta é? O que de fato estava ao nosso controle? Absolutamente nada. A nossa infantilidade espiritual nos fazia acreditar que éramos possuidores do controle das horas, dos dias, do tempo.

Continue Lendo
5 dicas práticas para manter o foco durante o home office

5 dicas práticas para manter o foco durante o home office

Com menos distrações que o escritório, o trabalho em casa também apresenta seus desafios. Veja dicas para manter o foco e a produtividade A facilidade com que se dissemina o vírus Covid-19 (novo coronavírus), causador da atual pandemia, fez com que muitas empresas adotassem o trabalho por home office. Assim, efetiva-se com mais homogeneidade a distância social, um dos fatores que pode ajudar a desacelerar a dissipação do vírus.

Continue Lendo
14 brincadeiras para fazer dentro de casa

14 brincadeiras para fazer dentro de casa

Quem tem criança pequena em casa sabe que os pequeninos são ligados 220. Se tem uma coisa que não falta é energia para criar, correr e brincar o tempo todo! Os pais até que tentam, mas nem sempre é fácil acompanhar o ritmo dos pequenos, principalmente em tempos de férias, e mais ainda quando o clima não ajuda. Junte isso a criatividade que não está ajudando muito, e você tem crianças entediadas ou conectadas o tempo todo.

Continue Lendo
A diferença entre café tradicional e café especial

A diferença entre café tradicional e café especial

O café tem uma importância fundamental para a economia do Brasil e está presente em praticamente todas as casas. Nosso país é o segundo maior consumidor da bebida no mundo. Do total da produção, quase 70% são exportados e o restante fica para consumo interno. Mas você sabia que do percentual que fica para o consumo interno, menos de 10% são de cafés especiais e os outros 90% são de cafés tradicionais?

Continue Lendo
Fugir do carnaval 2020: os 7 melhores destinos para quem quer sossego

Fugir do carnaval 2020: os 7 melhores destinos para quem quer sossego

O Carnaval é primeiro feriado nacional do ano e deixa o Brasil quase todo colorido com sua folia! Mas há locais que a serpentina, a marchinha, o axé e os blocos de rua não tomam conta do clima. Então, se você não é muito fã das multidões e da festança dessa época do ano, confira a lista de 6 lugares para fugir do carnaval 2020 e curtir os dias de folga com sossego.

Continue Lendo
Dicas para curtir o Ano Novo

Dicas para curtir o Ano Novo

1 - Metas Como sempre, faça metas, mas nada fantasioso, comece com pequenas coisas que sejam realmente possíveis de se alcançar, para que você possa ter o máximo de êxito ao longo do seu ano e se motive para traçar objetivos maiores com o passar do tempo. 2 - Novos hábitos Os objetivos são atingidos através dos hábitos, por isso,

Continue Lendo
Inspire-se: Saiba como Criar uma Incrível Mesa Posta para o Natal!

Inspire-se: Saiba como Criar uma Incrível Mesa Posta para o Natal!

Confira as nossas dicas, se inspire e encante os seus convidados com uma belíssima Mesa Posta para o Natal! O mês de dezembro vem se aproximando e, com ele, os preparativos para as festas de fim de ano também! Durante as comemorações, nada melhor do que um ambiente decorado com capricho para receber os convidados e criar momentos inesquecíveis para todos!

Continue Lendo
8 DICAS rápidas: casa de praia e decoração

8 DICAS rápidas: casa de praia e decoração

Não tem coisa mais maravilhosa do que curtir a brisa do mar em uma casa aconchegante. Praia nos remete a lazer, a informalidade a calor. E todas essas sensações tem que ser levadas em conta na hora de desenvolver a decoração de um ambiente assim.

Continue Lendo
Carnes nobres são preferência

Carnes nobres são preferência

Para você que ama cozinhar e principalmente fazer deliciosos churrascos, com certeza a escolha do tipo de carne interfere muito no resultado final. Que as carnes nobres enriquecem, e muito, a experiência culinária todos sabem, mas o que nem todos sabem é quais são os cortes nobres do boi e os seus preparos ideais.

Continue Lendo
Tendência pet friendly é adotada no mercado imobiliário

Tendência pet friendly é adotada no mercado imobiliário

É uma tendência que já pegou totalmente. Construtoras e incorporadoras estão criando condomínios cheios de áreas de lazer e serviços, conceituados como condomínio clube, mas até então pouco se falava nos bichos de estimação e espaços para eles. Hoje, até mesmo esse modelo mais atual de condomínio já inclui uma pegada chamada de “pet friendly”, onde os bichanos são muito bem-vindos.

Continue Lendo
Quadros merecem atenção!

Quadros merecem atenção!

Decorar um ambiente com quadros é bem desafiador. São tantas dúvidas. Como compor? Uso escritos ou paisagens? Colorido ou branco e preto? Pode tudo junto? E os tamanhos? Enfim, as opções são inúmeras.

Continue Lendo
O paraíso é logo ali

O paraíso é logo ali

“Há um vilarejo ali, onde areja um vento bom...” Provavelmente, Marisa Monte compôs essa música pensando e São Miguel dos Milagres. Mas pode ser que você ainda não tenha ouvido falar de São Miguel dos Milagres, em Alagoas, ou talvez sim, mas ainda não tenha certeza se este lugar é realmente um paraíso.

Continue Lendo
Escolher um azeite não é uma tarefa tão simples.

Escolher um azeite não é uma tarefa tão simples.

São tantos rótulos, especificações, origens e embalagens que é bem comum ficar indeciso. Qual levar? A primeira dica é saber que, para um produto levar o nome “azeite de oliva” no rótulo, ele precisa necessariamente ter sido produzido a partir de azeitonas. Se tiver qualquer outro tipo de óleo junto é óleo composto, não azeite.

Continue Lendo
Mas qual a diferença entre kitnet, loft, estúdio e flat?

Mas qual a diferença entre kitnet, loft, estúdio e flat?

É tão confuso, né?! Tudo parece a mesma coisa. O que você quer é apenas um apartamento pequeno, mas são tantas dúvidas. Bem por aí, mesmo, mas são bem diferentes. Entenda e a partir daí veja qual atende suas necessidades.

Continue Lendo
Conheça 3 estilos de decoração para sua casa

Conheça 3 estilos de decoração para sua casa

Após a compra do imóvel ideal, a preocupação gira em torno da decoração. Quem não deseja um lar bem decorado e aconchegante? No entanto, na hora de criar a identidade visual de um ambiente, é normal que as pessoas se sintam perdidas com tantas informações.

Continue Lendo
Próximo destino: Campos do Jordão

Próximo destino: Campos do Jordão

Está morrendo de vontade de curtir o inverno, mas não tem muito tempo? Uma ótima opção é ir para a gelada e charmosa Campos do Jordão, em São Paulo. Sinceramente, é um destino bom o ano inteiro, a região é bonita em qualquer estação.

Continue Lendo
5 vantagens de morar em condomínios

5 vantagens de morar em condomínios

Completa estrutura de lazer O primeiro item deste post não poderia ser outro! Construtoras de qualidade têm investido em estruturas completas de lazer, compostas por piscinas, espaços para sauna, quadras poliesportivas, lan houses, brinquedotecas,

Continue Lendo
Quatro motivos para você aderir à prática de tênis

Quatro motivos para você aderir à prática de tênis

1. Seu corpo agradece Estar em movimento, praticar um esporte, ter uma atividade física que te dê prazer são motivos mais que suficientes, não é? Jogar tênis com certa regularidade melhora seu condicionamento físico e sua capacidade cardiorrespiratória.

Continue Lendo
Você sabe qual a diferença entre vinho tinto, branco e rosé?

Você sabe qual a diferença entre vinho tinto, branco e rosé?

A maior parte dos brasileiros prefere vinho tinto. Você sabe o motivo? Talvez seja falta de conhecimento, mesmo. O Brasil é um país de clima tropical, o que favorece bastante que os brancos e rosés ganhem espaço. Na Europa, eles são muito consumidos no verão. E já consegue ser visto um aumento no consumo no eixo Rio-SP.

Continue Lendo
Você sabia que o Squash é o esporte mais completo?

Você sabia que o Squash é o esporte mais completo?

Isso mesmo, não se espante. Em recente pesquisa realizada pela revista Forbes, o squash foi considerado o mais completo que existe por exigir muito preparo físico e trazer diversos benefícios à saúde. Para quem ainda não conhece, é um esporte baseado nos princípios do tênis. Ele é praticado em uma quadra ou campo fechado por quatro paredes onde, obrigatoriamente, uma deve ser de vidro.

Continue Lendo
6 motivos para amar Fernando de Noronha

6 motivos para amar Fernando de Noronha

Não é preciso muito esforço para que Fernando de Noronha seja um desejo de todos. Hoje, é o destino mais exclusivo do Brasil, onde abriga praias consideradas as mais bonitas do mundo. Uma das praias mais bonitas do mundo está lá! A Praia do Sancho já foi considerada a mais bonita do mundo, hoje, está em segundo lugar, mas ainda é a mais bonita do Nordeste e das Américas.

Continue Lendo
Conheça os principais tipos de iluminação

Conheça os principais tipos de iluminação

Conheça os principais tipos de iluminação. Antes de saber os tipos de iluminação, o ideal é entender qual a finalidade principal do ambiente. Existem locais onde a quantidade de iluminação pede mais cuidado, por exemplo, um consultório médico. Já um local com o uso informal, como um depósito, a função é conseguir uma iluminação sem se preocupar com a sua aparência.

Continue Lendo
Estilo Shabby Chic é aconchego puro

Estilo Shabby Chic é aconchego puro

Estilo Shabby Chic é aconchego puro. Sempre que procuramos um novo lar já imaginamos como ele será, como queremos, qual será a proposta. E isso é sonhar. Há quem queira um cantinho mais clean, outros buscam o colorido. Há os que gostam do moderno, do clássico e até daquela decoração que parece ter saído de um filme de época, o shabby chic.

Continue Lendo
Cuba esculpida

Cuba esculpida

Vamos falar um pouquinho de Cuba esculpida? Podemos encontrá-las também com os nomes de escavada, moldada ou oculta. Mas o que seria a Cuba esculpida? Nada mais é que a utilização do mesmo material da bancada para fazer a Cuba tornanando-a uma peça única. Os materiais mais utilizados para a fabricação são granitos, mármores, silestones, ecoquartzos e o porcelanato.

Continue Lendo
"As informações aqui constantes são fornecidas pelo proprietário do imóvel e estão sujeitas a altseração a qualquer momento. A conclusão da venda é compra e/ou a concessão de financiamento dependerá da análise da documentação das partes e do imóvel. Os valores dos imóveis devem ser confirmados com o departamento de vendas e podem sofrer reajustes e/ou estarem sujeitos à disponibilidade"